segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

4 DICAS QUE PODEM SALVÁ-LO NA PÓS-PRODUÇÃO

Filmar para Editar: 4 dicas que pode salvá-lo na pós-produção

Por Jordan Maison.


Na emoção de gravar um projeto, muitos produtores mais novos podem cometer erros que são caros na pós-produção.    
  


Enquanto os erros de gravação podem parecer bem no set, eles tornam-se horas de frustração na edição. Mantendo estas quatro dicas fáceis para lembrar-se, você vai economizar tempo e dinheiro em seu projeto. 
Cinema tem sido um meio privilegiado de contar histórias e com o aumento das opções de câmeras para o consumidor, uma nova safra de produtores tem surgido ultimamente, ansioso para colocar suas idéias na tela. Indo lá fora e filmar cenas, dirigindo o elenco, e pegar o ângulo perfeito são todos parte do vídeo incrível ou experiência fotográfica e para muitos produtores é o aspecto mais emocionante. Para aqueles, a produção é o princípio e o fim de tudo para fazer um filme, então eles entram em pós-produção e percebem que está faltando um monte de coisas e se dando conta com problemas inesperados. O que antes era uma experiência agradável se transformou em uma tarefa e qualquer calendário estabelecido poderia muito bem ser lançado para fora da janela.
A pós-produção é a etapa final antes de ver sua idéia totalmente vir a vida, por isso não deve se sentir como a pior. Prevendo para editar pode-se poupar incontáveis ​​horas de frustração durante a edição. Vamos falar sobre alguns passos simples que todos os produtores de vídeo deve seguir a fim de garantir uma pós-produção mais suave e mais agradável.  


1. Obtenha cobertura 

Seja você é um cineasta estabelecido ou um criador de filmes caseiros, todos os produtores são pressionados por restrições de tempo. A idéia de obter um filme feito e lá fora, é predominante, não importa qual escala de filme que você está produzindo. Para explicar este tempo de crise, novatos simplesmente escolhem um ângulo, grava alguns takes, talvez façam um outro ângulo, e chamam-no de bom.
A pós-produção é a etapa final antes de sua idéia vir à vida. 
Há prós e contras a este método de filmagem. Nem sempre é uma coisa ruim, mas até que você tenha alguns filmes em seu currículo, é um mau hábito de errar. O problema que você vai encontrar na edição são os momentos em que você percebe que você precisa de um ângulo ou chance para fazer a cena mais diferente. Sentado na ilha de edição, quando o elenco e a equipe foram dissolvida por dias (ou semanas), não é o momento de ter essa epifania. 
Entendemos a mentalidade, uma vez que você tem toda a cena capturada sem qualquer confusão.. ups ... é hora de seguir em frente. Estamos em uma crise de tempo, afinal. Embora seja possível para contar a sua história desta maneira, você está limitando as opções disponíveis de contar histórias. Em vez disso, tomar o seu tempo, desacelerar e garantir que você obtenha o máximo de cobertura possível. Se você se vê forçado a refazer  filmagens, você vai descobrir que custa muito mais dinheiro do que tomar uma hora extra ou duas durante a produção.  
  

Cortes, aqueles takes rápidos que incidem sobre os objetos na cena que não sejam as principais pessoas (coisas em suas mãos, as coisas que eles estão olhando, etc) também são importantes para gravar. Estes são necessários para mascarar algumas das edições que você faz, ou encobrir um pequeno erro em um grande  take. O não planejamento para cortes levarão a miséria, obrigando-o a conviver com erros ou escolher um take inferior sem erros. 
Obtendo a quantidade apropriada de coberturas sem ser demoradas, voce vai economizar tempo. O que você planejar com antecedência, você pode incorporar em sua programação. O que nos leva ao nosso próximo ponto ... 


2. Fazer a papelada! 

Nós não podemos forçar este conceito bastante. Registros de takes precisa facilitar a vida na pós-produção. Boa manutenção de registros ajuda a identificar um bom editor antes de ele ou ela ainda capturar imagens para o sistema. Um editor pode então se organizar bem antes de cortar o filme juntos. 
O ideal é que antes de começar a filmar você crie uma folha de gravações, que é uma lista de takes que você planeja filmar a cada dia.
  

Com base nessa lista, um registro de takes (uma forma de você se manter a par das tomadas que você fez, incluindo a cobertura / cortes), pode ser gerada. Em projetos menores que você vai ter que lidar com o registro de manter-se, mas contanto que você anote essas informações, você vai estar à frente na pós-produção. 
Muitas vezes, em projetos menores, o diretor e editor são a mesma pessoa. Enquanto você pode pensar que isso excluiria a necessidade de tomar tantas notas, ele realmente se torna mais importante. Com tudo o que um diretor tem de lembrar, pequenas coisas como: "Eu gosto do jeito que a atriz jogou o cabelo neste take", pode ser facilmente esquecido. Sem uma anotação sobre isso, você pode esquecer na hora de se sentar para editar. 
Manter-se atualizado com a papelada no set não é a coisa mais fácil. Quando você estiver em um orçamento menor, é compreensível que as pessoas não passam tempo suficiente manter um registro de takes. Enquanto isso move as coisas mais rápido no set, você está garantindo a frustração em post. Lembra-se que virar o cabelo que você tanto amava? Se não anotá-lo você tem que vasculhar horas de filmagens para encontrá-lo, ou ir com uma tomada inferior, a fim de economizar tempo. Por que comprometer a melhor versão possível de seu filme, por que você não quer fazer a papelada? 

3. Lidar com seus Handles.

Este é um conceito fácil, mas se não tiver experiência de edição não é uma idéia de que as pessoas pensem muito sobre isso. Lastros (Handles) são cenas extras antes e depois da ação principal, em um take. Enquanto apenas alguns segundos de duração, os lastros são cruciais para o processo de edição. Resumindo e abrasileirando....antes de começar a filmar a cena prá valer, comece uns 5 segundos gravando e aí sim continue para a gravação que se deseja.  Ou aquele tipo de contagem...5, 4, 3, 2, 1, gravando! ou Ação! Enquanto estiver contando, já esteja gravando, não comece a gravar depois da contagem. A mesma coisa depois de fazer a cena, deixe a gravação rolar uns 5 segundos e....corta!.
  

Sem lastro não há imagens suficientes disponíveis para gerir as suas transições. Sempre que você faz um fade in ou fade out ou transições, a imagem é sobreposta uma em cima da outra, a fim de criar o efeito desejado. Este filme vai ser usado, quer você goste ou não. Se você não tem lastro em suas imagens, o programa de edição de imagens vão usar o que está disponível.
Novos profissionais estão inclinados para gravar e parar suas filmagens com base em quando eles chamam de 'ação' ou 'cortar' . Isso causa problemas na edição porque só está gravando as  cenas no seu contexto. Isso faz com que uma infinidade de problemas, em que as ações vitais ( mesmo diálogo) pode ser cortado quando as transições são inseridas. Ou você vai ter que viver com a transição estranha ou ser forçado a fazer um tipo diferente de edição. 
De qualquer maneira, é um compromisso evitável.
Para resolver esse problema, inicie a gravar imagens e com os atores iniciando a cena antes de chamar "ação". A ação é apenas uma sugestão para que os atores de diálogo e de outros movimentos fora da cena, por trás das câmeras, sejam silenciados  a fim de que sua direção comece. Se a sua cena se passa em um restaurante, é preciso que todos comecem a comer e parecendo clientes normais e, em seguida, chamar a ação. Em seguida, permitir chamar a atenção para que os atores iniciem a cena , mesmo depois que as tomadas de ações primárias sejam antes da chamada para corte. Isto lhe dará o lastro necessário e só adiciona alguns segundos para seu take iniciar ou terminar. 

4. Respeite a Claquete

A claquete, é um dos aspectos mais conhecidos do processo de criação de filmes, mas é incrível como muitos novos produtores não a utilize. Enquanto a claquete se tornou sinônimo de "Ação" para o público em geral, serve vários propósitos práticos, muitos dos quais são para pós-produção. 
A claquete é importante para cada tomada, pois fornece um ponto de referência para sincronizar o áudio com imagens, se você está gravando o áudio em um dispositivo separado. Na pós-produção você pode sincronizar as imagens no fechamento da claquete, juntamente com o som que faz as palmas. Este, por sua vez sincroniza todo o áudio para o take. É possível sincronizar áudio sem ele, mas a quantidade de tempo que você ganha usando uma claquete é mais do que vale a pena. 
Claquetes também oferecem uma ótima maneira de manter o controle de suas imagens, como elas podem ser usadas ​​como referência em seus arquivos de imagens. Uma vez que elas contêm informações sobre a cena e tem números, elas são fáceis de identificar quando você está selecionando suas imagens capturadas (algo que também funciona bem com o seu registro de take). 

Sem atalhos (Short Cuts) 

Quando você está apenas começando, trabalhar com uma pequena equipe ou lidar com muitas tarefas por si mesmo, é fácil ignorar alguns desses conceitos básicos de produção e idéias. É tentador pular uma ou duas delas, no interesse da economia de tempo e do avanço . No entanto, pulando etapas na produção só acrescenta horas (se não dias) de estresse para pós-produção.
A edição não é o local onde você deseja que o seu projecto  desmorone. É como tropeçar na última perna de uma corrida. Ao seguir estes passos simples durante a filmagem, e fazendo esses hábitos permanentes de takes, você vai salvar um monte de tempo e aborrecimento ... bem como evitar o seu editor de estrangular você.

Sidebar

Arranje tempo para Dailies

Grandes produções utilizam outra ferramenta durante as filmagens que auxilia na pós-produção chamada Dailies. Eles levam tempo para assistir o filme não editado, cru, capturado no dia anterior. Ao fazer isso, eles são capazes de pegar erros, ou realizar a cobertura extra que eles querem, imediatamente. Em seguida, eles são capazes de programar em um par de rápidas re-filmagens durante a produção regular, em vez de a rota mais cara de ter que trazer de volta atores juntos durante o seu horário de pós-produção.
Alguns novos cineastas dizem que dailies são apenas para as produções maiores, mas isso não é o caso. Visualização diária é tão importante em projetos de escala menor. Com um orçamento menor e um calendário mais curto, garantindo as imagens que você captura é exatamente o que você quer e é vital. Tentando corrigir problemas de cobertura ou de som na pós pode ser caro, obrigando-o a ceder em seu vídeo de maneiras que você pode não querer.
Durante a agitação da filmagem, pode parecer inconveniente para reservar um pedaço de tempo para se sentar e assistir a tudo o que filmou no dia anterior. No entanto, tomar o tempo para fazer isso, é organizar a sua programação em torno de que pode poupar dores de cabeça futuras. Afinal, se produções maiores acho que é importante o suficiente para reservar um tempo para, a fim de pegar os erros, por que não é o mesmo ser verdade para o seu projeto?


Jordan Maison é um editor e artista VFX que dobrou seu talento em conteúdo web para o Walt Disney Studios, bem como sites de cinema e videogame. 
Tradução e adaptação: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário